D’olhar – Festival Itinerante de Dança e Vídeo é um canal de oportunidade para idéias criativas, de formas que unam o fazer da dança aliados ao olhar da câmera, estimulando novos realizadores no Estado de Goiás, bem como ambicionando um intercâmbio com artistas de várias partes do Brasil e do mundo. Em sua primeira edição o festival instiga pensar no que se pode ver, olhares diversos sobre ângulos, gestos, sutilezas, diversas culturas, etnias, o que se move, o que dança? Nosso profundo olhar lança e observa o desejo de ver dança em diversos espaços. 

Dança entendida no mais sublime do movimento humano, singularidades de cada ser que se movimenta em mu-dança no tempo. Vídeo porque gera o olhar infinito no tempo, uma memória, um passado, uma representação.O projeto propõe incentivar, sensibilizar, contemplar e ampliar o debate, a reflexão crítica e o diálogo da relação entre dança e vídeo entre estudantes, artistas, pesquisadores, pensadores, curiosos, quem se interessar, através de mostras competitivas e especiais. Estamos em clima de estreia total, já que nossa iniciativa é pioneira em Goiás, que recebe pela primeira vez um festival dedicado unicamente à junção das artes da dança e do audiovisual.

Além de oficinas, debates, encontros, mostra itinerante e homenagens, o festival se orienta pela democratização do audiovisual, com uma programação totalmente gratuita, e acontecerá em Goiânia, cerrado brasileiro, entre os dias 26 a 30 de abril de 2017.

Em parceria com os Festivais dança em foco (RJ) , Agite y Sirva(MX) e InShadow(POR) , D´olhar trará exibição de vídeos nacionais e internacionais especialmente selecionados sobre o universo screendance/videodança. Destaca-se a Mostra Competitiva, integrada por vídeos que concorrem a premiações em dinheiro e selecionados através de curadoria. Entre os nossos objetivos está o incentivo a novos realizadores e pesquisadores . Temos também como meta traçar novas parcerias, seja com outros festivais, universidades ou espaços culturais.

O Centro Cultural UFG ( CCUFG),  praça universitária, abrigará nossa programação. Porém, além do espaço tradicional, da tela entre quatro paredes, o D’ Olhar não poderia deixar de lado a vocação de Goiânia para a liberdade dos parques. Por isso, criamos a Mostra Itinerante, uma extensão da programação, promovendo a circulação dos vídeos selecionados na mostra competitiva ao ar livre nos principais parques da cidade, priorizando a formação de público. O projeto D’olhar – Festival Itinerante de Dança e Vídeo tem incentivo do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e é realizado pela Mova-se Projetos Culturais.

Sejam bem-vindos à nossa primeira edição!  
 
Equipe D´olhar
Translate »